terça-feira, 12 de agosto de 2008

Censorshit!!! (censura de merda mesmo!)

O cineasta paulistano José Mojica Marins, 72, criador e intérprete do mais lendário personagem do terror nacional, o Zé do Caixão, está revoltado com o Ministério da Justiça. O motivo é a classificação de 18 anos dada a seu filme "Encarnação do Demônio", em cartaz nos cinemas.

"Isso é perseguição da censura contra o cinema de terror e contra o cinema nacional. Estou perdendo a maior parte do meu público, que é o jovem, o adolescente. Para os gringos [filmes estrangeiros] eles dão uma classificação bem menor. O 'Batman [O Cavaleiro das Trevas]' teve classificação de apenas 12 anos e é um filme bem violento!", declarou Mojica à Folha Online.
Segundo o cineasta, a divulgação de seu longa --que, após 42 anos, fecha a trilogia de Zé do Caixão-- foi prejudicada por conta da classificação indicativa que ele considera "absurda".
"Meu trailer não pôde passar nos cinemas. Eu tive que gravar às pressas uma chamada para colocar no lugar, só comigo, sem poder mostrar cenas do filme. Um absurdo!", falou.
Divulgação

Mojica disse que, apesar das cenas fortes, seu filme traz uma mensagem positiva. "Todos os representantes do mal são castigados. Eu mostro que o mal tem que pagar. O Zé do Caixão, apesar de cometer atos violentos, protege as crianças, que para ele são puras e inocentes", disse.
Ao fim da entrevista, quando o carro da reportagem parou em um sinal próximo a uma faculdade de Higienópolis, na região central da capital paulista, Mojica foi reconhecido pelos estudantes calouros, que vieram até o veículo, para cumprimentá-lo.
"Está vendo só? Esse é meu público e, infelizmente, muitos deles não vao poder assistir meu filme, já que uma boa parte ainda nem deve ter completado 18 anos. Espero que o Ministério da Justiça reveja essa decisão", pediu.
A Folha Online procurou o Ministério da Justiça para saber por que o filme de Mojica recebeu a classificação de 18 anos, enquanto Batman recebeu 12 anos. O órgão informou que vai se pronunciar sobre o assunto ainda hoje.
_______________________________________
*reportagem retirado do site da Folha Online.

É simplesmente inacreditável, vivemos em pleno 2008, o que nós vemos acontecer é o aumento da escalada da censura, e o pior não é nem isso, a justiça brasileira censura um filme de terror brasileiro e "libera" um filme, violento também, americano, é como diz uma música do Raimundos: "A justiça não me olha porque é cega. Mas o seu dinheiro na carteira ela enxerga. A lei do cão não é nada mais que a própria lei do homem", e o Brasil continua o mesmo país da hipocrisia e da falta de vergonha na cara... e também da falta de atitude.

Ramones - Censorshit

Tipper what's that sticker sticking on my CD
Is that some kind of warning to protect me
Freedom of choice needs a stronger stronger voice
You can stamp out the source but you cant stop creative thought

Ah Tipper come on
Ain't you been getting it on
Ask Ozzy, Zappa or me, we'll show you what it's like to be free

Ah Tipper come on it's just a smokescreen for the real problems
S&L deficit, the homeless and the enviornment

Hey hey all you all you senator's wives
Better take a good look at your own lives
Before you go preach to me
Your definition of obsenity

Ah Tipper come on
Ain't you been getting it on
Ask Ozzy, Zappa or me, we'll show you what it's like to be free

Ah Tipper come on
It's just a smokescreen for the real problems
S&L deficit, the homeless and the enviornment

The irony it seems it seems to me
It's unamerican policy
Yeah, we come so far but still only to find
People like you with ignorant minds

Ah Tipper come on
Ain't you been getting it on
Ask Ozzy Zappa or me, we'll show you what it's like to be free

Ah Tipper come on
It's just a smokescreen for the real problems
S&L deficit, the homeless and the enviornment

Um comentário:

Mariana Valente disse...

Isso já é uma coisa esperada... Você ve que as merdas de novela que passam várias cenas impróprias pra menores não tem uma fiscalização adequada, claro, Globo né... E os filmes estrangeiros também, tudo por culpa de quê??? DINHEIRO!!! E depois reclamam que filme nacional não presta, que ninguém vê... mas como crescer se ele é sabotado desde o princípio? Uma pouca vergonha...